Rodrigo Tavares




Rodrigo da Fonseca Tavares (Camaquã, 12 de abril de 1982) é um baixista, guitarrista, cantor, compositor, baterista e pianista brasileiro. Fez parte da banda independente gaúcha aBRIL2 e da banda Fresno.
Começou sua carreira musical tocando em bares na noite. Em 2004 formou a banda Abril, lançando apenas um disco em 2005. Em 2006 foi convidado para ser baixista da banda Fresno na qual permaneceu até 2012. Antes de se tornar membro da Fresno, Tavares foi responsável pela produção de 2 de seus álbuns, tendo editado em seu apartamento no Rio Grande do Sul os trabalhos Quarto dos Livros, de 2003, e O Rio, A Cidade, A Árvore, de 2004.

No dia 29 de março de 2012, Tavares anunciou sua saída da Fresno. O músico saiu para dar total atenção ao seu projeto solo intitulado Esteban, e para assim finalizar e lançar o seu primeiro álbum iAdiós, Esteban! no qual lançou primeiramente em download gratuito em seu site oficial. Tavares dividia a maioria das composições da Fresno com Lucas Silveira, e também compôs músicas como: “Vai Pagar Caro Por Me Conhecer” e "Sua Canção" para seus amigos da banda Gloria.

Biografia:
Tavares passou por diversas cidades antes de chegar a São Paulo, tais como Curitiba, Pelotas e Porto Alegre. Aos 11 anos aprendeu a tocar bateria, e aos 13 já tocava guitarra. Aprendeu também a tocar piano e entrou na banda Fresno como baixista. Tavares é um torcedor fanático do Sport Club Internacional e diversas vezes aparece com a camiseta do clube em vídeos e fotos. Ele também não foge de suas raízes, em seu teclado possui adesivos da bandeira do estado do Rio Grande do Sul e também a bandeira da Argentina.


Fresno:
Fresno é uma banda formada em Porto Alegre no ano de 1999. Atualmente os membros são Lucas Silveira (vocal e guitarra), Gustavo Mantovani (guitarra), Mário Camelo (teclado) e Bell Ruschel (bateria). Moram em São Paulo desde 2006. Com raízes no hardcore californiano, as composições da banda tratam basicamente de desilusões amorosas e sentimentos, tendo o CD "Redenção" uma influência pop. Em agosto de 2010 lançaram o CD "Revanche" dito pelos integrantes da banda como o melhor CD da Fresno até então, e notavelmente mais "pesado" que os anteriores. Em dezembro de 2011 a banda lançou virtualmente seu trabalho mais pesado, o EP temático intitulado "Cemitério das Boas Intenções" pela sua página oficial do Facebook. Em março de 2012 Tavares se desligou da banda para se dedicar ao seu projeto solo Esteban.


Trio Grande do Sul:
Tavares em 2012 fez um novo projeto paralelo na sua carreira, se juntou com Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii e com Paulinho Goulart e formou o "Trio Grande do Sul". O trio se reúne em Porto Alegre para tocar músicas de origem Gaúcha.


Esteban:
Esteban é o nome do projeto solo de Rodrigo Tavares, no qual ele toca todos os instrumentos incluindo violão, piano, e, nas gravações, guitarra, bateria e outras coisas. Em alguns shows uma banda o acompanha, em outro, ele toca apenas com um teclado e um violão. O nome dado ao seu primeiro CD, "iAdiós, Esteban!", representa o fato de Tavares estar se despedindo de seu "antigo eu" (o "Tavares de 2009"). "Em 2009 eu era um babaca" - disse quando questionado em rede social. O primeiro single do CD já foi lançado e é a música "Canal 12". Uma das primeiras músicas divulgadas do projeto 'Esteban' foi 'Sophia' que é dona de um grande sucesso até hoje juntamente com a música 'Pianinho'. O nome "Adiós Esteban" surgiu a partir de uma foto que uma amiga do Tavares mandou quando estava no Uruguai, ele viu a foto e gostou, então decidiu escolher esse nome para seu primeiro CD.
Tavares em entrevista disse que fez a música 'Sophia' e postou só mesmo por diversão e acabou gerando uma repercussão muito boa levando assim ele a postar mais músicas e a seguir com o projeto. Tavares também criou este projeto pois haviam muitas músicas que o próprio fazia, e estas não 'serviam' para atual banda em que ele fazia parte (A Fresno). Daí, então, a vontade de seguir adiante com o projeto aumentou. O álbum ¡Adiós, Esteban! foi lançado dia 20 de agosto de 2012 e foi disponibilizado em duas versões: download gratuito e o CD físico para compra.

Atualmente, Tavares esta na estrada acompanhando Humberto Gessinger, ex lider dos Engenheiros do Hawaii ,e está em processo de gravação de um novo álbum,no qual teve a ajuda dos fãs com o Crowdfunding.

Nenhum comentário:

Postar um comentário