terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Esteban Tavares

"Mas afinal o que é rock n' roll? Os óculos do John, ou o olhar do Paul?", perguntou um certo gaúcho nos idos de 1990. Até hoje a gente não sabe a resposta certa, mas arrisco em dizer que um outro rapaz do Rio Grande do Sul sabe bem o que é isso. Afinal, quer algo mais rock n' roll do que mandar tudo às favas, dar uma reviravolta na vida, duas vezes em busca de um sonho?
Primeiro Rodrigo Tavares saiu do posto de guitarrista de sua promissora banda, o Abril, para assumir o baixo da Fresno - conjunto com o qual já colaborava na produção. Depois, quando a banda enfim atinge sua maturidade musical e a consagração de mídia e público (melhor banda/instrumentista nos prêmios Multishow e VMB), Tavares dá uma nova guinada em sua carreira em busca de seu tão sonhado objetivo. Este sonho, mutável e fervilhante como a vida, atende hoje pelo nome de Esteban, o projeto principal de um artista, ou talvez um deles, o futuro nunca se sabe, já que Rodrigo não para de criar.
Tocando, produzindo, arranjando e desarranjando (quase) tudo, Esteban é o resultado musical e pessoal de uma carreira inquieta, onde seu porta voz desfila canções com a finess dos maiores compositores pop e com o espirito gaudério que o acompanha desde o nascimento.
O Rio Grande aliás é o verdadeiro culpado disso tudo. Foi ele que deu ao mundo o autor da pergunta que abre este release, Humberto Gessinger, o ídolo que virou parceiro de Tavares, primeiro em apenas um single ("!Tchau Radar!"), e depois tocando lado a lado do eterno Engenheiro Do Hawaii, tanto em estúdio, no disco Insular, quanto na tour 2013/14.
Transformar ídolos em parceiros já se tornou algo corriqueiro na carreira do Tavares. Depois do gaúcho, foi a vez dos americanos Stephen Christian do Anberlin - no EP Smokers In Airplanes; e Aaron Marsh do Copeland - no EP Liquid Love Reality. Compondo, criando e tocando de igual com estes grandes nomes do rock alternativo mundial.
Seja com quem for, ou mesmo sozinho, Tavares faz boa música, música cosmopolita, mas com raízes, com referência, e principalmente, com talento e história. E quer saber? Como dizem lá embaixo, é tri legal também.
"Não ouse desistir de tudo o que você sonhou". Ele não desistiu.

Wladimyr Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário